Alunos, ex-alunos, professores e pais observam o eclipse lunar (com fotos da lua)

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Cel Araujo
Um grupo composto por mais de 80 pessoas, entre alunos, ex-alunos, professores e familiares realizou uma observação noturna do eclipse total da Lua na noite desta quarta-feira (20).

O local de observação, o Pátio Plácido de Castro, é privilegiado pela proteção contra a luz oferecida pelas altas paredes do CMPA.

Sob coordenação do Prof. Ms. Luiz Carlos Gomes, orientador do Clube de Astronomia, os participantes receberam, inicialmente, um mapa celeste e explicações sobre o nome e a posição dos corpos celestes. Enquanto o eclipse não acontecia, coube ao pessoal procurar um local confortável e, em pequenos grupos, identificar planetas, estrelas e constelações visíveis naqueles momentos.

Posteriormente, reunido a turma junto aos telescópios de tempos em tempos, o Prof. Gomes fornecia explicações sobre o eclipse e outros fenômenos celestes, respondendo também às muitas perguntas que surgiam.

Os poucos telescópios à disposição (um do CMPA e outros de particulares) foram bastantes disputados, principalmente quando o eclipse começou.

O adiantado da hora não impediu que a grande maioria do pessoal passasse da meia-noite a postos, pois o céu estava espetacular, a motivação era grande, o fenômeno não acontecia desde 2004 e só vai se repetir em 2010, isso sem a certeza de que o céu estará limpo novamente.

Além dos alunos e do Prof. Gomes, participaram do evento os professores Maria Helena Gravina, Eneida Aparecida Mader, Gisele Pandolfo Braga, Antônio Carlos Paim e Leonardo Roberto Carvalho de Araujo. Marcando a constante presença de ex (ou eternos) alunos, lá estiveram: Fernanda Costa, Priscila Corrêa, Gustavo Pistelli Lipinski e Cibele de Almeida Nunes.

O jornal Correio do Povo, de 21 Fev, publicou matéria sobre o eclipse com o título "Eclipse total da Lua movimentou a noite", onde incluiu o seguinte trecho relativo à atividade no CMPA:
"Espetáculo pôde ser visto em condições especiais no Planetário, que disponibilizou lunetas potentes, e no Colégio Militar.
...
Também na Capital, o eclipse reuniu alunos, professores e familiares no pátio do Colégio Militar de Porto Alegre, na rua José Bonifácio. A observação, oportunizada pelo Clube de Astronomia do estabelecimento, serviu como atividade extracurricular. 'Servirá para dar apoio aos alunos em disciplinas como a física e a matemática', disse o chefe de comunicação social da escola, coronel Leonardo Araújo.
O Clube de Astronomia do CMPA existe desde 2001. Nesse mesmo ano, três estudantes representaram o RS na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Em 2002, outro aluno esteve na Rússia como um dos representantes brasileiros, dessa vez em olimpíada internacional. O Colégio Militar de Porto Alegre participará em março próximo de uma seletiva para uma nova olimpíada internacional, esta prevista para o mês de novembro na Itália."


As fotografias do eclipse foram obtidas pelo Prof. Paim, utilizando uma máquina digital acoplada manualmente ao telescópio.

As fotos abaixo são duplas e podem ser vistas na Galeria de Imagens também.

Outras informações sobre o eclipse podem ser encontradas no blog do Clube de Astronomia.

Prof. Gomes em plena explicação sobre o eclipse
g

Os telescópios estiveram bastantes concorridos
b


r

Grupos procurando corpos celestes
f

Ex-alunos e professores
f


h


d


f


v


z

Visitas ao nosso site

Hoje519
Ontem810
Semana5026
Mês22281
Total949447
Responsável pelo site: Seção de Telemática
E-mail: informatica@cmpa.eb.mil.br
Aprovado pelo Boletim do CMS nº 44 de 30 de outubro de 2013
admin
Template Joomla 1.7 by Wordpress themes free